sábado, 25 de junho de 2011

Módulo 3 - Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática

Contextualizando a Mudança (Atividade em Dupla - Arimá e Pedro)

Necessitamos mudar nossa prática. Hoje nossoa alunos aprendem de forma diferente, elas não se prendem aos textos escritos em papel ou em lousas na sala de aula, pois essa forma de ensino já não atraem mais. Os educandod pertencem ao um contextos onde o computador, os textos digitais cheios de sons e gravuras fazem parte do seu dia-a-dia. Como ressalta Pedro Demo:

“A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso”.

A ideia de Demo é importante para que essa abordagem mereça uma maior atenção por parte de todos educadores. Muitas vezes não desenvolvemos uma prática dialógica com os nossos alunos, nem sempre estamos abertos a ver suas necessidades, e acabamos deixando prevalecer muitas vezes as nossas.
Poderíamos oferecer um ambiente de interação entre os alunos em que apresentassem ferramentas como o computador e a internet. Por exemplo: o blog, a troca de emails, o diálogo online, etc. Uma vez que os alunos se sentissem motivados a interagir, facilitaria uma aprendizagem para a vida. Como diria, o próprio Pedro Demo, “aquilo que a criança aprende, quando está mexendo na internet, são coisas da vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário