sábado, 25 de junho de 2011

Módulo 2 - Experiência de Navegar Livremente

O QUE É HIPERTEXTO E NAVEGAÇÃO A DERIVA.

A navegação, na Internet oportunizou conhecer novos sites, como por exemplo, Wikipédia, enciclopédia, onde podemos acessá-la e observar a grandiosidade das informações, nela contida. O filósofo e sociólogo Ted Nelson, teve a grande preocupação, nos idos de 1960, vislumbrando os dias atuais, das grandes mudanças tecnológicas, a hipertextualidade, inclusive pioneiro da (enciclopédia colaborativa), o Wikipédia (texto totalmente digital, conectado a outros subconjuntos de informações por palavras, imagens, textos ou sons, através de hiperlinks ou links. Site muito importante para pesquisa, mas que devemos usá-lo com muito cuidado. Continuei navegando, acessando a palavra hipermídia descobri que, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960, também pelo filósofo e sociólogo Ted Nelson. Este pioneiro da Tecnologia da Informação criou o conceito, a partir da sua experiência pessoal com o computador.. Ele foi também, pioneiro a relacionar computação com a teoria literária e antever os impactos que a digitalização do conhecimento traria para a humanidade.
Em Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em seguida, entrei em algumas Webquest como: educarparacrescer.abril.com.br. Vi, a importância tanto para o planejamento do professor, como para subsidiar o aluno em suas pesquisas ou para oferecer ao supervisor sugestões para mediar o trabalho, facilitar e inovar sua prática pedagógica.
Contudo, navegar a deriva leva a caminhos diversos, que pode ser utilizado como ferramenta no processo de ensino e da aprendizagem. Assim, saímos de terra firme e nos lançamos ao mar das idéias, onde ondas hipertextuais nos envolvem em links, dinâmicos e interativos na internet.

Arimá Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário